Mentha II

Nesta publicação vou continuar a apresentar as espécies que tenho do género botânico Mentha. Desta vez, agrupei unicamente espécies (que não são híbridos) cuja floração ocorre em forma de 'pom-pom' ao longo da parte final do caule, e são elas: Mentha arvensis, Mentha cervina e Mentha pulegium

Espécies

Todas são perenes e pertencem à família LamiaceaeA melhor forma de propagação é via cutting ou através dos seus rizomas que são bastante invasivos. São plantas muito atraentes de insetos polinizadores e outros essenciais para o seu jardim, enquanto que, devido ao seu aroma, têm a capacidade de repelir muitas pragas indesejadas.Todas as espécies aguentam qualquer tipo de condições, sendo que a minha sugestão é cultivá-las em vaso a não ser que tenha um solo bastante argiloso, que permita controlar mais facilmente a sua propagação.

A Mentha arvensis é das primeiras a entrar em floração em meados de Junho/Julho. Tem um aroma forte e agradável com diferentes variações consoante a variedade em causa. Um aspeto interessante é que, contrariamente às outras espécies do género Mentha, esta desaparece totalmente na altura do ano mais fria. Os seus rizomas propagam-se em profundidade e não à superfície. Com regressar do tempo quente a planta volta a brotar do solo.
Mentha arvensis
A hortelã banana tem um agradável aroma foliar que faz lembrar o fruto com o mesmo nome.
Mentha arvensis 'Banana'

Mentha arvensis 'thai'
A hortelã-da-ribeira, nome científico Mentha cervina, é inconfundível: as suas folhas são muito peculiares e discretas, porte rasteiro e adora ambientes húmidos e mais sombrios, com um aroma fabuloso. As flores são brancas, muito fácil de identificá-la!
Mentha cervina
O poêjo, nome científico Mentha pulegium, é bastante fácil de identificar e encontrar em estado selvagem em território nacional. É uma planta bastante invasiva, sendo que no meu jardim, como o solo é argiloso, torna-se mais fácil controlar a sua expansão. As folhas são mais pequenas, comparativamente ao que estamos habituados a encontrar nas mais conhecidas e usadas espécies deste género botânico, e a flor é branca e tem a forma de pequenos 'pom-pons' que aparecem ao logo da parte final dos caules.
Mentha pulegium
Aproveite para conhecer as restantes plantas do género Mentha que tenho na coleção visitando os outros dois posts sobre esta matéria: Mentha I e Mentha III.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha