Mentha I

Este post permite iniciar a apresentação da minha coleção do género Mentha de forma a poder ajudar-vos a identificar e conhecer algumas espécies. 


Aqui irei apresentar as espécies de Mentha que não são híbridos e que apresentam flores terminais: Mentha aquatica, Mentha suaveolens e Mentha spicata.

Espécies

Todas estas plantas são perenes e pertencem à família Lamiaceae e ao género Mentha, popularmente conhecidas por Hortelã ou menta. A melhor forma de propagação é via cutting ou através dos seus rizomas que são bastante invasivos. São muito atraentes de insetos polinizadores e outros essenciais para o seu jardim, enquanto que por outro lado, devido ao seu aroma, têm a capacidade de repelir muitas pragas indesejadas. Todas as espécies aguentam qualquer tipo de condições, sendo que a minha sugestão é cultivá-las em vaso, a não ser que tenha um solo bastante argiloso, que permita controlar mais facilmente a sua propagação.

A hortelã aquatica, Mentha aquatica, possuí um porte bastante erecto e com um aroma doce e amentolado. Apresenta flores terminais com forma bastante arredondada e gosta bastante de solos mais húmidos.
Mentha aquatica
A Mentha suaveolens é conhecida popularmente por Hortelã-maçã e existe em estado selvagem em território nacional. Possuí folhas muito macias devido à sua pilosidade e a flor é terminal, alongada e branca, fazendo lembrar uma pequena espiga. A variedade que apresenta variegação é conhecida por Hortelã ananás, Mentha suaveolens 'variegata', provavelmente devido ao seu aroma que, com alguma imaginação, parece possuir algumas notas deste fruto.
Mentha suaveolens 'variegata'
A Mentha spicata é a Hortelã mais conhecida e cultivada nos jardins, conhecida popularmente por hortelã-verde e é muito usada na gastronomia. As variedades possíveis desta espécie são mais que muitas: desde a diferentes aromas. até formas das folhas menos comuns dentro do género.

A variedade 'Curly' apresenta as folhas encaracoladas.
Mentha spicata 'Curly'
A variedade 'Maroccan' possuí folhas mais pequenas que o normal.

Mentha spicata 'Maroccan'
Mentha spicata 'Russian'
A variedade 'Spearmint' possuí folhas em forma de lança, mais lisas e com um tom verde característico. O seu aroma é doce e amentolado, uma das minhas favoritas.

Mentha spicata 'Spearmint'
Há uma variedade que tem um leve aroma a morango e possuí folhas mais pequenas.

Mentha spicata 'Strawberry'
Mentha spicata 'Yakima chwing gum'
Fique a conhecer a restante coleção do género Mentha nos outros 2 posts: Mentha II e Mentha III.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I