Início de mais um ano

Antes de mais quero desejar um excelente ano a todos! Ainda não tinha tido oportunidade para grandes palavras e publicações, pois, desde Dezembro e até ao fim deste mês, a minha vida tem estado muito atarefada. Espero que todos tenham passado uma óptima época festiva e, agora, está na altura de encararmos este novo ano que ainda tem muito para dar.

Estamos em pleno inverno, com dias um pouco mais frios do que aquilo que temos estados habituados nos últimos meses, e parece que, finalmente, estamos a ter uma constância meteorológica no que se refere à precipitação. 

O início do ano é sempre uma época crucial para diversos cuidados no jardim, pois de agora em diante, estamos a entrar na exuberante época dos bolbos que florescem nestes meses do primeiro trimestre: Narcissus, Galanthus, Muscari, Crocus, ... a variedade é gigante e o brilho final será indescritível.

Pelo meu jardim a grande maioria das plantas encontra-se com um aspeto menos atrativo, outras encontram-se numa incansável luta pela vida (devido ao frio e à geada, como o género Plectranthus, Pelargonium, ...), algumas começam a brotar e uma minoria vai dando cor e alegria com as suas fabulodas florações. O Helleborus são um excelente exemplo e os meus do ano anteriors parecem ter adorado o seu transplante de local e estão aí em força.

Helleborus niger

Helleborus niger 'Christmas carol'

O género Narcissus começa a dar o ar de sua graça, sendo o grupo tazetta o primeiríssimo a aparecer este ano, mais precisamente ao 4º dia de 2018.

Narcissus tazetta 'yellow'

Narcissus tazetta 'yellow'

Narcissus tazetta 'Paperwhite'

Temos ainda outras maravilhas que vão encantado o recanto onde habitam no jardim.

Cyclamen persicum

Salvia involucrata

Viola odorata
  
Diosma hirsuta
Diosma hirsuta, Narcissus tazetta 'paperwhite', Stachys sp, Salvia farinacea

Espero que 2018 seja um ano cheio de conquistas a todos os níveis, sublinhando principalmente a nível botânico. Toca a pôr as mãos na terra e prepare-se para o estrondo floral que se avizinha!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha