Outubro no jardim

Foi um Outubro atípico que ficou marcado por um verão prolongado. No jardim as espécies vão tentando adaptar-se a esta bipolaridade de chuva e noites frias e de dias quentes e solarengos.

Muitas espécies começam a preparar-se para entrarem a dormência, o que significa podas constantes muitas vezes: ramos e outras zonas secas para remover. Enquanto que outras vão aproveitando para começarem as suas ilustres florações. Há sempre vivacidade!

O Crocus sativus, família Iridaceae, é a planta de onde se extraí a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. A primeira flor abriu esta semana no jardim.

Crocus sativus

Crocus sativus



Crocus sativus

Um dos manjericões mais resistentes sempre em floração, e a Elsholtzia ciliata com o seu aroma cítrico foliar, conhecida popularmenete por Bálsamo Vietnamita. Ambas as espécies da família Lamiaceae e são usadas na culinária.

Ocimum basilicum 'Magic mountain'

Elsholtzia ciliata

Outros recantos e combinações que estão a dar que falar no meu jardim:

Salvia sylvestris, Artemisia argentea, Salvia microphylla 'Hot lips'

Pelargonium fragrans, Salvia nemorosa 'Sensation deep blue', Diosma hirsuta, Salvia farinacea 'Sky blue', Euphorbia 'Diamond frost', Buddleja davidii, Rosa sp, Foeniculum vulgare

Achillea millefolium

As lindas combinações em tons de dourado que a Salvia elegans 'Golden delicious' e a Diosma hirsuta 'Sunset gold' criam no meio de outras espécies.

Pelargonium x asperum 'Variegated', Salvia elegans 'Golden delicious', Euphorbia x martinii ' Tiny tim', Salvia dorisiana

Salvia elegans 'Golden delicious', Euphorbia x martinii ' Tiny tim'

Pelargonium x asperum 'Variegated', Salvia elegans 'Golden delicious', Euphorbia x martinii ' Tiny tim'

Diosma hirstua 'Sunset gold', Salvia gregii 'Mirage deep purple', Plectranthus caninus

Diosma hirstua 'Sunset gold', Salvia gregii 'Mirage deep purple', Plectranthus caninus

A Salvia guaranitica, família Lamiaceae, é uma das novas e mais recentes aquisições do jardim. É nativa da América do Sul e está a adaptar-se bem à sua nova casa mediterrânica. Uma aposta a ter em consideração também para a sua coleção!

Salvia guaranitica

Salvia guaranitica

Comentários

  1. Gosto do seu jardim e comentario. Más alguns dos nomes são um pouco peculiar, né? Aqui se chamam Coleonema pulchrum 'Sunset Gold', e Plectranthus neochilus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá David. O plectratnhus neochilus é outra espécie deste género botânico que também tenho na minha coleção. O aroma é uma forma fácil de os distinguir. A Coleonema pulchrum não é Diosma, ou melhor, chamam incorretamente a essa planta Diosma. Ambas pertencem à família Rutaceae. Sempre que tiver dúvidas pode usar o site fidedigno The Plant List que ajuda a perceber os nomes científicos das plantas que são aceites. De resto, muito obrigado pelas suas palavras e fico contente que gosta do meu jardim e blog. Espero vê-lo mais vezes por cá :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha