Recantos de Agosto



Eu adoro todos os recantos do meu jardim: desde aqueles mais planeados, aos outros que acabam por ser uma imensa selva desorganizada.

Nem sempre é fácil montar tudo de forma a que fique perfeito ou, aparentemente, organizado. É importante fazer uma pesquisa acertada sobre cada espécie que vamos adquirir, para termos uma noção da altura e largura que cada planta poderá alcançar, bem como a cor da floração, ciclo de vida e nome científico. Depois é apelar ao gosto pessoal e colocar mãos à obra. Canteiros mais delineados e as plantas colocadas consoante o seu porte, ou algo mais natural com caminhos disformes e muitas espécies misturadas. Escolham o que preferirem mas evitem ter que estar sempre a transplantar espécies ou a tapá-las com outras plantas, tornando-as quase invisíveis.

Alguns dos locais ainda estão pouco desenvolvidos, uma vez que muitas das plantas foram colocadas há pouco tempo. No espaço de um ano, espero que tudo esteja muito mais composto. 

A Salvia nemorosa 'Sensation blue' é o destaque desta publicação. A sua cor floral tão forte e a sua grande resistência ao Inverno, faz desta planta um aliado muito especial a qualquer jardim.

Salvia nemorosa 'Sensation blue', Helychrisum petiolare, Lysimachia, Salvia dorisiana

Um dos locais mais prometedores, são 5 Salvias existentes aqui, apesar de só se verem 2. Quando todas estiverem adaptadas e mais crescidas vai ser uma natural fantasia de cortar a respiração. Aguardem para ver a evolução!

Euphrbia x martinii 'Tiny tim', Erodium 'Bishop form', Pelargonium x asperum 'variegata', Salvia elegans 'Golden delicious', Carissa macrocarpa, Salvia farinaea 'Alba'

Um dos poucos cantinhos mais aromáticos na zona do jardim da coleção (não incluí coleção de plantas aromáticas). A Lippia, Lavandula, Hyssopus e Mentha, dão um toque muito aromático neste local. Em breve haverá uma nuvem a levitar sobre esta zona, provocada pelas flores brancas e voadoras da Gaura recém colocada. 

Mentha x piperita 'Black peppermint', Lippia dulcis, Lavandula angustifolia, Echinacea, Thymus citriodorus 'Archers gold', Gaura, Hyssopus officinalis

Um recanto muito especial dominado pelos tons platinados do Helychrisum, mas que na Primavera terá um toque muito especial dos Muscari que lá estão plantados.

Helychrisum petiolare, Nepeta cataria



Um dos meus recantos preferidos, adoro o conjunto e a diversidade de plantas, e a melhor parte? Ainda tenho muito espaço para acrescentar mais coisas aqui!


Mentha x villosa 'Mojito mint', Lioriope muscari, Euphorbia 'Diamond frost', Scabiosa columbaria 'Butterfly blue', Diosma hirsuta, Pelargonium odoratissimum

Mais um domínio conquistado pela variegação a Euphorbia, Saxifraga e Lamiastrum vão tornar este lugar impecável. O Clerodendrum com as suas flores azuis irá ficar mais arbustivo e dará o toque final.

Euphorbia x martinii 'Ascot rainbow', Saxifraga stolonifera 'tricolor'. Tulbalghia violacea, Clerodendrum ugandense, Phlomis fruticosa, Lamiastrum galeobdolon, Euphorbia lathyris

O cantinho da Ajuga reptans já nunca mais será o mesmo com o BANG trazido pelas cores magníficas do novo Acorus gramineus e da Hosta.

Acorus gramineus 'variegata', Ajuga reptans 'atropurpurea', Pelargonium citriosum, Crocosmia, Salvia elegans

A Salvia elegans (Salvia ananás) já está a começar a florir sobre as plantas mostradas na fotografia anterior. Uma perdição!

Salvia elegans

Salvia elegans

A nova aquisição Leonotis leonorus, família Lamiaceae, vai dar um tom alaranjado a este recanto maioritariamente com tons brancos e azuis.

Leonotis leonorus, Cymbopogon nardus, Achillea, Nepeta x faassenii 'Junior walker', Pelargonium 'Filbert'

O padrão irresistível da folhagem da Felicia amelloides 'variegata' juntamente com as fofas folhas da Salvia argentea, dão um contraste e textura a este recanto, mesmo por baixo da Salvia 'Mystic blue spires'. 

Felicia amelloides 'variegata', Salvia argentea, Cymbopogon winterianus, Eriocephalus africanus

Comentários

  1. Está a ficar muito bom! A Salvia nemorosa 'Sensation blue' está fabulosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado! Essa Salvia está a ser o centro das atenções (se não me engano) desde pelo menos há dois meses. Estou estupefacto!

      Eliminar
  2. Adoro as variedades de Salvia nemerosa, tenho a 'Ostfriesland' mas, notei que as flores não duraram muito, não sei se é característica desta variedade em particular ou se todas as S. nemerosa têm esse comportamento. A tua parece estar fantástica e com muita flor mesmo agora no final de Agosto, o que é encorajador, vamos ver o faz para o próximo ano. Tens muita cor no teu jardim nesta altura do ano, está de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaime! Eu também tenho a 'Ostfriesland' que trouxe da Holanda há dois anos atrás. Realmente o porte dela é bastante maior em altura e as flores duram muito menos que as outras, também noto isso! Eu penso que estas 'Sensation' tenho um pouco de hibridação para serem mais duradouras. A minha branca sensation também continua em flor, enquanto que a rosa dura muito pouco. Quanto à cor do jardim, sim, estou muito contente, e estou a conseguir manter muita alegria mês após mês. Agora para o final do ano é que ele começa a ficar mais fraco e volta depois com os bolbos em Janeiro/fevereiro. Muito obrigado pelas palavras :)

      Eliminar
  3. Adorei!! Muito bonito!! Gosto muito das Euphorbia Diamond Frost, também tenho. E a Leonotis leonorus vai dar muita cor a esse cantinho!! Está uma maravilha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José! Muito obrigado pelas palavras! As Euphorbias para mim são formidáveis, apesar de no outro dia ter ficado com as mãos queimadas da sua seiva (mas porque não usei luvas)...essa 'Diamond frost' é muito diferente das outras, é tão bonita! A leonotis já andava a procurava há muito tempo, é das minhas lamiaceaes, felizmente já a consegui acrescentar. Queria muito a sua cor floral invulgar a invadir aquele espaço que tem maioritariamente outras cores. Enfim jardinar é uma maravilha :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha