O blog em festa!


O blog está de parabéns! Completou o primeiro ano da sua existência e o resultado não poderia ser melhor. Para celebrar, vou fazer uma retrospectiva deste projeto desde o seu inicio até agora, olhando também um pouco para o que poderá vir a ser no futuro.

Ismene festalis


O BLOG EM NÚMEROS

Ao longo de um ano o blog conseguiu reunir um total de mais 17 100 visualizações, com visitantes de toda a parte do mundo, nomeadamente: EUA, Portugal e França (top 3). O Chrome foi o navegador mais usado pelos leitores, correspondendo a cerca de 92% de todo o tráfego. Quanto ao sistemas operativos a vitória vai para Macintosh, seguindo-se o Windows.

Os posts mais populares do blog são (ordem decrescente): 'Passeio de Carnaval', 'Primavera na Serra da Estrela' e 'Maio no meu jardim'. As páginas mais populares são (ordem decrescente): 'Vida selvagem', 'O meu jardim' e 'Arquivo'. Poderão sempre rever estes e outros posts através do 'Arquivo', acedendo a partir do menu na página principal.

Existem mais de 100 opções a explorar no blog: metade páginas e a outra metade posts.

Muscari neglectum, Ophiopogon japonicus

NAS REDES SOCIAIS

No facebook, a página do Something in the Yard já fez mais de 3 anos da sua existência (criada em Maio de 2014) e no início deste mês alcançou finalmente o grandioso marco de 500 gostos na página. 70 % dos fãs são do sexo feminino, sendo que a maior porção corresponde a pessoas com idade compreendida entre os 25 e os 54 anos. Quanto à nacionalidade, a Portuguesa é a mais abundante, seguindo-se a Brasileira, Americana e Inglesa.

A página tem permitido um contacto direto e rápido com os leitores. Através dela é facil ter acesso às novidades do jardim, bem como a todas as atualizações no blog. 

No instagram, o Something in the Yard fez mais de 2 anos (criado em Maio de 2015) e conta já com mais de 135 seguidores, 245 contas a seguir, e mais de 190 publicações. Esta ferramenta permite que fiquem a par de várias espécies existentes na coleção. Podem usar ainda o hashtag #somethingintheyard para nos fazerem referência.

Todos os links das redes sociais podem ser encontrados facilmente no final do menu principal na página inicial do blog.

Anemone

O JARDIM

Foi um ano muito produtivo no espaço físico do Something in the yard. Desde o início até agora, já foram introduzidas mais de 350 espécies, sendo que ainda não é possível saber se todas sobreviveram. A família Lamiaceae é a mais presente no jardim, e os géneros botânicos: Salvia, Mentha e Thymus, são os que contêm mais representantes diferentes. O género Muscari e Allium também possuem muitos espécies distintas.

O jardim foi dividido inicialmente em 4 zonas diferentes, sendo que agora passaram para 5, tendo sido, posteriormente, construído um percurso pedonal que atravessa todo o jardim. Tudo para facilitar a manutenção e identificação de espécies.

Vinca minor 'Atropurpurea'

A MISSÃO

A nível pessoal quero investir na formação e especialização contínua na área de botânica. Adquirir mais conhecimento e informação sobre as espécies em si, propagação e montagem de jardins, de forma a especificar cada espaço aos requerimentos de cada espécie.

O projeto Somehting in the yard foi criado para que seja uma ponte de informação entre mim e os leitores. Através das redes sociais e principalmente do blog pretendo alertar/informar todos para a importância da Natureza e sua proteção; perigo de espécies invasoras e importância de espécies autóctones; importância do nome científico; e conhecimento sobre as espécies que cultivo. Quero também que o meu jardim seja visto como uma fonte de inspiração e motivação para muitos darem o primeiro passo nesta aventura que é a jardinagem.

Como pelas portas entra-se e sai-se, este projeto permite ainda que eu próprio possa crescer a nível de conhecimento com a informação, ensinamentos e dicas por parte de quem está desse lado do ecrã: uma sucessiva e mútua construção!

Ixia

NO FUTURO

As futuras novas funcionalidades do blog passam pela expansão do idioma, ou seja, o blog passará a ter as mensagens escritas paralelamente em inglês, para que, com esta língua falada mundialmente, possa chegar bem mais longe para lá das fronteiras nacionais. Por enquanto, podem mudar a língua na opção para esse efeito na página inicial do blog.

Em termos de estética o blog irá passar por uma reformulação nos próximos tempos, assim que um novo logo oficial fique criado para representar o projeto.

As plantas continuarão a aparecer pelo jardim e tudo será atualizado em todas as plataformas onde o Something in the yard possui conta. Fiquem atentos!

Por fim, não posso deixar de agradecer a todos os que acompanharam e apoiaram este projeto, e, claramente, a todos os leitores e seguidores que continuam a dar energia para que tudo faça cada vez mais sentido. Interajam, partilhem e continuem a ajudar-me a manter tudo isto vivo!

Parabéns ao Blog, obrigado a todos!

Salvia farinacea 'Sky Blue'

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha