Uma fofura de plantas

Muitas vezes temos determinadas plantas no jardim devido aos seus aromas, à sua comestibilidade, às suas flores magníficas, ... mas as do post de hoje, têm uma característica muito peculiar: são extremamente fofas. Sim, não há outra palavra para descrever a magnífica sensação ao tocar nas suas folhas. A presença de muitos e pequenos pêlos no seu corpo, nomeadamente nas folhas, conferem à planta uma maciez inconfundível, quase que parece um peluche! 

Quero apresentar-vos as plantas da minha coleção que têm esta peculiaridade, e que, por coincidência ou não, todas estas espécies pertencem à mesma família: Lamiaceae.

O Thymus pseudolanuginosus é uma planta rasteira e com uma aparência peluda, e, totalmente, a pedir para que lhe toquem!


Thymus pseudolanuginosus
Thymus pseudolanuginosus
 A Salvia argentea tem umas folhas largas verde acinzentado e repletas de uma pelagem por cima, que lhe conferem uma sensação fabulosa quando lhe tocamos.


Salvia argenta

Salvia argentea
 A Stachys byzantina tem algumas semelhanças com a espécie anterior, apesar de ter um porte bem mais pequeno. As folhas mais pequenas estão igualmente repletas de pêlos.


Stachys byzantina

Stachys byzantina
 A Phlomis fruticosa é um lindo arbusto com umas flores irresistíveis para os polinizadores. As folhas têm uma aparência menos fofa que as plantas anteriores, mas ao tocarmos percebemos que a sensação é muito prazerosa.


Phlomis fruticosa
Phlomis fruticosa

Phlomis fruticosa

Phlomis fruticosa
 Mais conhecida por todos e mais presente nas coleções de cada um, bem como existente em território nacional, a fantástica Mentha suaveolens (hortelã-maçã) também é usada como aromática. A sua aparência repleta de pêlos também confere uma excelente sensação ao toque!

Mentha suaveolens

Mentha suaveolens
 Do género Nepeta, a espécie Nepeta cataria, é que mais se destaca na matéria das folhas macias.


Nepeta cataria

Nepeta cataria
Por fim, também mais conhecida por todos, é a Physalis peruviana, que também possui folhas muito macias.


Physalis peruviana

Physalis peruviana

Physalis peruviana
E nos vossos jardins? Quais as plantas mais fofas que têm?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha