Variegação II


Hoje começa a Primavera e não há melhor forma de vos desejar uma excelente época primaveril, se não mostrar-vos algumas plantas do meu jardim que têm algo em comum. Característica essa que torna qualquer jardim bastante extravagante.

Para saberem mais sobre variegação podem consultar o meu primeiro post sobre este tema que foi publicado em 11 de julho de 2016, cliquem aqui.

Este efeito de alguma das plantas é muito atrativo e adoro tê-lo presente no meu jardim. O efeito é espantoso. E a melhor parte? São quase todas aromáticos os exemplares que vos vou mostrar!

No mundo dos orégãos família Lamiaceae e género Origanum tenho 3 espécies que são muito encantadoras: 


Origanum vulgare 'Aureum'

Origanum vulgare 'Goldtaler'

Origanum vulgare 'variegata'

O famoso incenso bastardo, presente em muitos jardins por aí fora, é um membro do género Plectranthus:

Plectranthus forsteri

Plectranthus forsteri

Plectranthus forsteri
Deste género Houttuynia tenho duas espécies, sendo que uma delas é a variedade 'Chameleon' que apresenta umas colorações fabulosas nas suas folhas:

Houttuynia cordata 'Chameleon'
Adquirida o ano passado em Londres é provavelmente uma das minhas favoritas da coleção - Erva cidreira variegada! Um membro do género Melissa:

Melissa officinalis 'Variegata'
Obviamente que as hortelãs não podiam ficar de fora, tenho duas espécies do género Mentha que apresentam este efeito na folhagem. Falta-me adquirir a Mentha x pipirita 'Variegata' que ainda não a encontrei.

Mentha suaveolens 'Variegata'
Mentha x gracilis ou Mentha x gentis (ginger mint)
Uma das minhas maiores coleções são as espécies do género Thymus, onde estão inseridos os populares tomilhos. Tenho 4 espécies  variegadas aqui para vos: 

Thymus citriodorus 'Doone Valley'


Thymus citriodorus 'Doone Valley'



Thymus vulgaris 'Silver Posie'

Thymus citriodorus 'Variegata'

Thymus pulegioides 'Foxley'
Um belo exemplar do género Glechoma ou também quem lhe considere uma Nepeta. Aromática e (dizem) invasiva. 

Glechoma hederacea 'Variegata' ou Nepeta hederacea 'Variegata'
Uma das minhas mais recentes aquisições variegadas é a variedade de Vinca major que já estava de olho há muito tempo!

Vinca major 'Variegata'

Que não falte inspiração desse lado, e, como vêem, há muito por onde pegar neste mundo da botânica. Espécies encantadoras que tornam qualquer jardim magnífico!

Espero que os próximos meses vos tragam muitas novas experiências botânicas, e muitas horas "gastas" (no sentido bastante positivo) na jardinagem.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha