Lamentação dos Narcisos

And the Daffodils looked lovely today

por: The Cranberries, música Daffodil Lament.
Título do post inspirado no título da música desta banda irlandesa.

A Primavera está a chegar a passos largos, uma das minhas épocas favoritas. Fevereiro dá início a uma caminhada cheia de bolbos que irão começar a florir. 

Um dos protagonistas de entre todos os bolbos é sem dúvida as espécies do género botânico Narcissus, pertencentes à família Amaryllidaceae. São um fascínio e uma paixão pessoal. O leque de variedades é gigante, e nenhuma deixa de ter o seu encanto. Sejam as espécies selvagens até aos cultivares preferidos dos jardins de cada um. As cores, as formas, os cheiros. há para todos os gostos!

Na minha visita a Dublin no ano passado fotografei algumas variedades encantadoras no National Botanic Gardens.


Narcissus spp

Narcissus spp

Narcissus spp

Narcissus spp

Narcissus spp

Nas últimas semanas andei à procura por Lisboa espaços públicos que tenham narcisos. Isto porque se noutros países da Europa os vemos por todo o lado, cá só descobri em dois sítios dos vários que visitei: na FSCH e no jardim da Gulbenkian. 

Narcissus papyraceus

Narcissus papyraceus

Narcissus spp

Quanto a espécies que nascem selvagens em Portugal, das mais de 15 espécies registadas no FLORA-ON, ainda só tive oportunidade de encontrar uma delas: o Narcissus bulbocodium.

Narcissus bulbocodium

Narcissus bulbocodium

Narcissus bulbocodium

Narcissus bulbocodium

No meu jardim para já só duas espécies de Narcissus estão em floração (ou já floriram). Em breve espero uma enchente de mais lindas flores!

Narcissus 'Tete a Tete'

Narcissus 'Tete a Tete'

Narcissus 'Bridal Crown'

Por aí, digam-me que espécies cultivam e têm nos vossos jardins. Quais as vossas preferidas? Conheciam outros sítios públicos com jardins decorados com estas espécies?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I