Thymus decorativo

Depois de mostrar os tomilhos que uso na culinária, neste novo post apresento-vos os restantes da minha coleção que apenas utilizo como decorativos/colecionismo.

Tal como os outros tomilhos, estes também pertencem ao grande género botânico thymus que faz parte da família Lamaiceae. São espécies perenes.

Da espécie thymus pulegioides tenho dois exemplares diferentes:  a variedade 'foxley' e o comum tomilho-poejo. O 'foxley' apresenta umas belas folhas variegadas, e ambos são de porte rasteiro.

Thymus pulegioides 'Foxley'

Thymus pulegioides


O thymus capitellatus é uma das espécies que existe no território português.



Thymus capitellatus

Da espécie thymus praecox tenho 2 variedades: a mais pequena de sempre o 'minus' e o 'albiflorus'.


Thymus praecox 'Minus'

Thymus praecox 'Albiflorus'

Um dos meus favoritos é sem dúvida o tomilho lanoso que tem um ar bastante felpudo e rasteiro.


Thymus pseudolanuginosus

Da espécie tomilho thymus serpyllum tenho na minha coleção 2 exemplares diferentes: a variedade 'coccineus' e o comum tomilho-serpão. As flores são lindíssimas e tem um porte rasteiro.

Thymus serpyllum 'Coccineus'

Thymus serpyllum

De porte rasteiro e com folhas bem diferentes dos outros tomilhos, temos o tormentelo, thymus caespititius

Thymus caespititius

Thymus caespititius 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha