Thymus culinária


O género thymus é um dos meus favoritos. Não só por toda a variedade de aromas, mas também pelas diferentes cores e texturas que apresentam. Pertence à família Lamiaceae com mais de 3 centenas de espécies diferentes e muitas variedades, na maioria das vezes difíceis de se diferenciarem. São plantas perenes, fáceis de propagar por cuttings. Conhecido popularmente por tomilho (em inglês thyme) é considerado uma das ervas aromáticas mais conhecidas e usadas. Existem várias espécies diferentes de thymus em Portugal.

Neste post vou apresentar-vos, de todas as espécies que tenho de tomilho, as que reservo para os meus usos culinários. Outras que tenho e irei apresentar posteriormente, uso apenas com fins decorativos e de coleccionismo.

O thymus zygis é o primeiro exemplar que tenho para mostrar. É frequente encontrá-lo no campo.

Thymus zygis

Falando um pouco da espécie Thymus citriodorus, popularmente conhecido por tomilho limão, existem imensas variedades às quais tenho muita dificuldade em conseguir distingui-las. No meu jardim tenho a fabulosa variedade 'Archer's gold' que faz um belo tapete verde lima e a variedade 'Doone Valley' com folhas amarelas e verdes, para além do tomilho limão comum.


Thymus citriodorus 'archer's gold'

Das 3 espécies que eu tenho as que possuem cheiro a limão mais intenso são as próximas duas:


Thymus citriodorus

Thymus citriodorus 'Doone valley'

Os tomilhos mais comuns fazem parte da espécie Thymus vulgaris. Existem também inúmeras variedades. Na minha coleção tenho 3 variedades: o 'Silver posie' e o 'Deutscher winter' que são dos meus favoritos e o 'faustini'. Estas espécies são das que uso mais frequentemente na culinária.

Thymus vulgaris 'Deutscher winter'

Thymus vulgaris 'faustini'

Thymus vulgaris 'silver posie'

Na coleção há ainda o o tomilho laranja, que não tem cheiro nenhum semelhante a qualquer citrino. Tem cheiro igual ao tomilho normal.


Thymus fragrantissimus

Finalmente, outro dos meus favoritos é o tomilho bela-luz ou tomilho sal-puro. É das espécies mais usadas para substituir o sal na culinária e tem um aroma na minha opinião a fugir para o doce que é quase indescritível. 

Thymus mastichina

Estes são exemplos fáceis de adquirir num supermercado ou viveiro. Nunca é tarde para os adicionar à sua coleção!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha