Allium aromático

Uma das mais apreciadas ervas aromáticas é o cebolinho. Quando me perguntam: "onde o usas?" Eu prontamente respondo: "em qualquer receita!" Na realidade, desde que o tenha no jardim, tenho a tentação de colocá-lo em muitas receitas, isto devido ao seu aroma e sabor deliciosos, ou até mesmo devido à sua cor verde vivo que contrasta impecavelmente em determinados pratos.

O cebolinho é o nome popular de Allium schoenoprasum, uma espécie da família Amaryllidaceae. É uma planta bolbosa e perene, muito resistente e possivelmente adequada para qualquer tipo de solo ou clima. Nunca experimentei germiná-la através de sementes, mas o meu conselho consiste simplesmente em adquirir a planta já desenvolvida e dividi-la. Basta retirar com cuidado a planta do vaso, limpar toda a terra e separar bolbo a bolbo todo o cebolinho. Por fim, seja num novo vaso maior ou mesmo diretamente no jardim, plantamos individualmente cada um desses bolbos que separámos. 

Dentro de uns tempos um novo tufo de cebolinho vai surgir a partir de cada bolbo individual que colocámos. Podemos cortar sempre que quisermos as folhas para as usar, pois ele voltará a crescer.

O alho, a cebola e o alho francês são 3 exemplos bastante conhecidos que também pertencem a esta família.

Allium schoenoprasum

A espécie Allium tuberosum, conhecido por cebolinho chinês, é mais um exemplo de outra planta da família Amaryllidaceae que também pode ser usada na culinária.

Allium tuberosum

Allium tuberosum

A ceboleta de França é outra variedade comestível desta família, sendo o seu nome científico: Allium fistulosum.

Allium fistulosum

Existem muitas espécies dentro desta família sendo que nem todas são comestíveis. Muitas delas são usadas unicamente para decorar o jardim. Este outono plantei mais de uma dezena de novas espécies de Allium que num futuro próximo espero poder mostrar-vos quais e como são elas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha