Uma raspa de laranja e limão


Adoramos aquele gosto cítrico em muitos pratos culinários: uma raspa e casca de limão, sumo e uma rodela de uma laranja. Toranja, lima, tangerina, tudo o que seja citrino e dê aquele gosto fresco e ácido.

No nosso jardim podemos ter acesso a esses aromas sem ter uma árvore de um citrino. Sim, é mesmo verdade! Muitas plantas contêm nas suas folhas compostos químicos que conferem todos estes cheiros que estamos a falar. Da minha colecção tenho várias plantas que se enquadram melhor ou pior neste cenário e quero dar-vos a conhecê-las.

Do género Pelargonium temos o famoso exemplo da planta que repele mosquitos e que te tem aroma cítrico. 

Pelargonium x citrosum

Para os apreciadores de infusões, a erva-cidreira tem o inconfundível aroma a citrinos, juntamente com a lúcia-lima que também é usada muitas vezes para o mesmo fim. São dois exemplares muito comuns e indispensáveis.

Melissa officinalis

Lippia citriodora ou Aloysia citriodora

A hortelã-vietnamita nada tem a ver com as hortelãs. É uma planta perene pertencente ao género Persicaria ou Polygonum, e não ao género Mentha. É uma erva aromática tropical usada na gastronomia do Vietname. Tem um cheiro dos meus favoritos mas que é extremamente difícil de descrever, fazendo talvez lembrar uma mistura de laranja com coentros.

Persicaria odorata ou Polygonum odoratum

Do género Mentha existem imensos exemplares com cheiros que fazem lembrar os citrinos. Destaco para uma das minhas espécies favoritas a hortelã aquática: 

Mentha aquatica

Das 'piperitas', que são híbridos de mentha spicata com mentha aquatica, a variedade com cheiro a laranja.

Mentha x piperita 'Orange'

Uma das mais recentes aquisições é o híbrido Mentha arvensis com a Mentha aquatica, a chamada hortelã toranja. Muito bonita e diferente das mais populares e com um cheiro bem agradável
.
Mentha x verticillata

Do grande grupo dos tomilhos (thymus) sublinho a espécie citriodorus com a sua a sua variedade mais comum e a que apresenta variegação. Ambos tem aroma cítrico.

Thymus citriodorus

Thymus citriodorus 'variegated'

A erva-camaleão é muito interessante ainda que muito invasiva. Tem um porte mais rasteiro e gosta muito de solos húmidos e sem exposição solar direta, apesar de, por experiência própria, ela dá-se bem em condições totalmente opostas. Tem um aroma que faz lembrar peixe e laranja.

Houttuynia cordata

Nativa das Canárias, Madeira e Açores, a Cedronella Canariensis é uma aquisição recente na minha colecção. Tem um agradável aroma. 

Cedronella canariensis

Por fim, a grande e recente novidade é a Moldavian Balm (não conheço um nome popular em português) que tem um aroma foliar a limão. Segundo várias referências a planta é anual, o que significa que o seu ciclo de vida não ultrapassa um ano. Portanto, é uma planta que irá estar em constante observação e irei ficar nas esperança que ela não seja tão anual como dizem no meu clima, ou que pelo menos, as sementes germinem com facilidade novamente ano após ano.

Dracocephalum moldavica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha