Polinização

Muitas vezes há quem tenha dúvidas das vantagens em criar um jardim pessoal. É um assunto tremendamente gigante e que dará vários tópicos diferentes neste blog. Mas uma coisa é certa: a meu ver, as vantagens superam as desvantagens! 

A polinização é o processo na flor, pelo qual o pólen da parte masculina (androceu) irá ser transferido para a parte feminina (gineceu), de forma a poder formarem-se sementes que irão garantir as gerações seguintes da planta. Como podemos calcular as plantas não conseguem agir sozinhas de forma a poder concluir com êxito o que descrevi. São necessários ajudantes que façam este trabalho. O clima pode dar alguma ajuda, nomeadamente o vento, que ao soprar solta o pólen que irá voar até ter a sorte de cair exatamente dentro do alvo. 

Os animais polinizadores são sem sombra de dúvida o maior contributo para que tudo isto aconteça. A grande maioria das plantas com flor poderiam extinguir-se se estes ajudantes desaparecessem, o que teria gravíssimas consequências para o planeta e, consequentemente, para todos os seres vivos, incluindo o ser humano.

Dentro dos animais polinizadores o exemplo mais comummente lembrado são as abelhas. Significa então que um jardim será um local muito atrativo para tudo isto. Colocar certo tipo de plantas aromáticas num jardim não só atraí mais eficazmente (comparativamente com outras plantas) insetos benéficos, como também muitas vezes podem ter um efeito repelente de outros animais dispensáveis (ex: mosquitos, melgas, ...).

Basta umas semanas após colocar as primeiras plantas, para observar os novos visitantes no nosso jardim! Eu tive a possibilidade de ver com os meus próprios olhos quando iniciei tudo isto há 2 anos atrás.

A apis mellifera, uma das mais queridas e conhecidas por serem as abelhas do mel, adoram as minhas plantas. Estão lá todos os dias em grande quantidade, e em que local mais propriamente? Na maioria das vezes, de volta de plantas aromáticas! Observem:

Origanum vulgare 'Compactum'

Thymus serpyllum 'Coccineus'

Origanum vulgare

Mentha spicata
Conclusão de tudo isto: um jardim irá garantir a existência de polinizadores e desta forma garantir que determinadas espécies vegetais não desapareçam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I