Botânica em viagem - Amesterdão

Há precisamente 1 ano atrás estava em Amesterdão. Numa visita muito breve, mas marcante. Para um apaixonado por plantas como eu, algumas das coisas que me marcam, são provavelmente das mais insignificantes aos olhos de muitos.

Cidade repleta de verde, de variedade, de cor e de cheiros. Todas as ruas, casas e jardins. Tudo cuidado e estimado, muito investimento na Natureza. 

Uma das passagens obrigatórias na minha tour foi sem dúvida a ida a um centro de jardinagem nos arredores da cidade. Um mundo inimaginável, com todos os sonhos à venda naquele enorme espaço. Claramente não consegui resistir a algumas espécies que tanto queria ter e lá pude encontrar:


O saco que me acompanhou o resto da viagem. Cheio de várias espécies, algumas delas infelizmente não resistiram no meu jardim. Outras tornaram-se perfeitas no meu espaço!

Momentos marcantes estão sem dúvida associados a aromas da cidade e que me fazem recordar a Holanda, cheiros estes relacionados, por exemplo, com espécies pertencentes ao género Nepeta. Muitas delas caracterizadas por folhagem aromática, flores interessantes, e muito resistentes. Provavelmente das mais conhecidas é a chamada "Nêveda dos gatos" que exala um aroma muito atractivo para os gatos, esta é a do meu jardim que está quase a florir.

Nepeta cataria

Dos híbridos faassenii adquiri em Amesterdão estes dois examplares. Espécies estas muito usadas como decoração nas ruas e em jardins privados. São das minhas plantas favoritas, provavelmente porque as associo à minha viagem.

Nepeta x faassenii 'Six Hills Giant'

Nepeta x faassenii 'Walker's Low'

Para comemorar 1 ano desde que viajei até Amesterdão, fui presenteado hoje com esta nova espécie que encontrei à venda em Lisboa. Nem queria acreditar quando vi, não são nada comuns de as encontrarmos cá, e pouco conhecidas na sociedade. Mais uma variedade da espécie faassenii.

Nepeta x faassenii 'Kit Cat'


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha